ESPORTES

Gabriel Medina vence etapa de Cloud 9 e assume vice-liderança na WSL

Após 1.285 dias sem vitórias, brasileiro conquista pódio nas Filipinas ao derrotar Jack Robinson.

Por Estadão Conteúdo Publicado em 03/11/2026 às 09:24
Gabriel Medina vence etapa de Cloud 9 e assume vice-liderança na WSL Reprodução / internet

O brasileiro Gabriel Medina voltou a ocupar o posto mais alto do pódio na madrugada desta terça-feira. Sem vencer na elite do surfe desde abril de 2023, ele faturou a etapa de Cloud 9, do Circuito Mundial da WSL, em disputa realizada nas Filipinas.

Na campanha, ele teve de superar o compatriota Yago Doda (líder do ranking) na semifinal e faturou o título com uma vitória sobre o australiano Jack Robinson. O feito selou o fim de 1.285 dias de espera desde que ele triunfou em Margaret River.

O bom resultado teve um efeito imediato na classificação do ranking. Antes quarto colocado, Medina saltou para o segundo posto. Italo Ferreira, o norte-americano Griffin Colapinto, e Miguel Pupo fecham a lista dos cinco melhores da lista.

O caminho para o título, no entanto, foi bastante complicado. Para se garantir na decisão, Medina superou Yago Dora em uma bateria cercada por reviravoltas. No final, ele venceu o compatriota por 15.76 a 13.50 e garantiu um lugar na decisão.

Diante de Jack Robinson, Medina conseguiu emplacar um belo tubo e atingiu a pontuação de 9.43. Com a necessidade de reagir, o australiano surfou para um 8.23 e seguiu na cola do brasileiro. No final, o tricampeão mundial garantiu o título com um 16.93 contra 14.50 e assegurou a vitória.

No feminino, o título ficou com a norte-americana Caitlin Simmers. Depois de superar a havaiana Clarissa Moore na semifinal, ela enfrentou a australiana Tyler Wright e garantiu o título da etapa por 10.17 a 7.00.