Uesb promove ações para auxiliar na Permanência Estudantil

Já pensou entrar em uma universidade pública e contar com auxílios que contribuem com sua permanência? Durante a graduação, muitos alunos em situação de vulnerabilidade econômica enfrentam desafios que os fazem questionar a continuidade do curso. Nesse sentido, a Uesb oferece diversas formas de apoio voltados para o estudante.
O primeiro passo é se habilitar ao Programa de Assistência Estudantil, o Prae. A partir de 2025, a Universidade passa a realizar dois cadastros por ano, no início de cada semestre. Para se habilitar, é necessário atender a alguns requisitos, como a comprovação de renda per capita familiar, não ter diploma de graduação em nível superior, entre outros.
Com essa habilitação, o aluno poderá contar com alguns auxílios durante a graduação. Atualmente, a Universidade oferece, por meio de recursos próprios e exclusivos, bolsas auxílio de permanência, moradia, alimentação, transporte urbano e intermunicipal, além de cessão de equipamentos (notebooks e acesso à internet), moradia na Residência Universitária e cota de xerox.
ASSISTA: Programa de Assistência Estudantil na Uesb
Já a concessão de auxílio para participação e organização de eventos é voltada tanto para o habilitado ao Prae como para qualquer outro aluno de graduação. Além disso, os alunos podem ser remunerados por meio de editais de monitorias, seleção de tutoria de disciplinas, programas e ações culturais e esportivas desenvolvidas pela Universidade.
“Não podemos ignorar o impacto positivo do Prae e toda sua estrutura de assistência, não apenas na minha permanência e formação, mas também na de muitos colegas que foram beneficiados pelo Programa”, afirma Maria Clara Brito, estudante de História e habilitada ao Prae desde o primeiro ano do curso.
Acessibilidade - A Uesb também conta com o Núcleo de Ações Inclusivas para Pessoas com Deficiência (Naipd), espaço educacional especializado para pessoas com deficiência disponível nos três campi da Universidade. Os atendimentos são realizados por meio de tradutor intérprete de libras, adaptação de material didático em textos impressos e áudio, conversão de material em Braile, entre outros recursos.
As ações do Núcleo contemplam suporte pedagógico em diversos momentos da formação, incluindo os estágios supervisionados, além de oferecer auxílio no estudo do Português escrito como segunda língua para surdo e acessibilidade comunicacional e de sinalização em atividades de pesquisa, extensão, acadêmicas e administrativas.
Saiba mais sobre essas ações clicando aqui.