China expande gastos do governo no 1º trimestre em meio à guerra comercial com os EUA, afirma mídia

O governo chinês gastou com orçamento público e fundos governamentais 9,26 trilhões de yuans (cerca de US$ 1,3 trilhão e R$ 7,8 trilhões) entre janeiro e março, informou neste sábado a agência de notícias Bloomberg.
Os dados foram divulgados pelo Ministério das Finanças, elaborados e compilados pelo site de notícias. O valor representa aumento de 5,6% em relação ao mesmo período de 2024 e cerca de 22% dos gastos previstos para 2025.
O governo chinês busca aumentar o apoio à economia diante da expectativa de queda na demanda externa e intensificação da guerra comercial com os Estados Unidos.
No início do mês, Trump assinou um decreto que institui tarifas sobre importações de outros países. A alíquota básica é de 10% e, desde 9 de abril, tarifas mais elevadas passaram a valer para 57 países, calculadas com base no déficit comercial dos EUA com cada país para equilibrar as trocas comerciais.
No entanto, em 9 de abril, Trump anunciou que mais de 75 países não adotaram contramedidas e solicitaram negociações, motivo pelo qual, por 90 dias, uma tarifa básica de 10% será aplicada a todos, exceto à China.
Após uma série de medidas na guerra comercial, a tarifa adicional dos EUA sobre produtos chineses chegou a 125%, o mesmo acontecendo com a tarifa de retaliação da China sobre produtos norte-americanos.
Além disso, os Estados Unidos impuseram uma tarifa extra de 20% sobre a China, relacionada a acusações de falhas no combate a narcóticos sintéticos.