Explosão em porto no Irã deixa ao menos 14 pessoas mortas e outras 750 feridas, reporta mídia

Ao menos 14 pessoas morreram e outras 750 ficaram feridas após uma forte explosão e incêndio no maior estabelecimento comercial do Irã, informou a agência de notícias estatal IRNA.
Segundo informações da agência, os helicópteros despejaram água no incêndio horas após a explosão inicial no sábado no porto de Shahid Rajaei, localizado a mais de 1.000 km (620 milhas) ao sul da capital, Teerã.
Hossein Zafari, porta-voz da organização de gerenciamento de crises do Irã, pareceu culpado pela explosão pelo armazenamento inadequado de produtos químicos em contêineres em Shahid Rajaei.
"A causa da explosão foram os produtos químicos dentro dos contêineres", disse ele à agência de notícias iraniana.
“Anteriormente, o diretor-geral de gestão de crises havia feito alertas a este porto durante suas visitas e apontou a possibilidade de perigo”, disse Zafari.
No entanto, uma porta-voz do governo iraniano disse que, embora produtos químicos provavelmente tenham causado uma explosão, ainda não foi possível determinar o motivo exato.
O presidente iraniano, Masoud Pezeshkian, tentou uma investigação do incidente e invejou ao seu ministro local que disse que os esforços se intensificam para extinguir o incêndio e evitar que ele se espalhe para outras áreas.