RELAÇÕES INTERNACIONAIS

China e EUA anunciam reunião no fim de semana na Suíça para negociar tarifas

Por Sputinik Brasil Publicado em 07/05/2025 às 01:29
© AP Photo / Andy Wong

As autoridades chinesas e norte-americanas confirmaramnesta terça-feira (6) que o o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, e o negociador comercial Jamieson Greer se reunirão neste fim de semana, na Suíça, com o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng.

A notícia da reunião ocorre após semanas de incertezas causadas pela guerra tarifária imposta pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

O ministério do Comércio da China informou que concordou em fazer contatos comerciais com os Estados Unidos com base nas expectativas da comunidade mundial, nos interesses da China e nos apelos de empresas americanas.

Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores da China disse que Lifeng visitaria a Suíça de 9 a 12 de maio, onde ele, como coordenador de relações comerciais e econômicas entre a China e os EUA, também se reuniria com o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent.

"Recentemente, altos funcionários dos EUA têm espalhado constantemente rumores sobre o ajuste de medidas tarifárias e também têm enviado mensagens à China por vários canais por iniciativa própria, na esperança de iniciar negociações com a China sobre taxas e outras questões", disse o ministério em um comunicado.

A declaração afirma que a China "avaliou seriamente as informações dos Estados Unidos e, com base na consideração total das expectativas do mundo inteiro, dos interesses da China, bem como dos apelos dos círculos empresariais e consumidores americanos", decidiu concordar com contatos com Washington.

As tarifas norte-americanas variam de 10% a até 145% em alguns setores, como aço, alumínio e automóveis.. A China respondeu com tarifas próprias, e os EUA indicaram que estão negociando com países como Índia, Coreia do Sul e Japão para evitar novas medidas protecionistas.