ARQUEOLOGIA

Desenterram em fortaleza na Suécia uma adaga medieval com punho em forma fálica (FOTOS)

Por Sputinik Brasil Publicado em 16/05/2025 às 08:50
© Foto / Pixabay / Patrick Sabatier-Vescovali

Uma adaga "colhona", um estilo de faca denominado após a forma fálica do punho, datada de meados dos anos 1400 foi descoberta na fortaleza de Gullberg em Gotemburgo, no sudoeste da Suécia.

A referida fortaleza foi construída pelo rei Birger na colina de Gullberg durante o século XIII na atual Gotemburgo.

A adaga tem uma lâmina de ferro e um cabo de madeira feito de vidoeiro decorado com círculos. O objeto foi encontrado quebrado – a ponta da lâmina se perdeu e a borda da lâmina está extensivamente danificada. Na mesma camada de escavação foram desenterrados virotes de besta, indicando que ela foi usada em condições de batalha, escreve portal The History Blog.

A adaga encontrada na fortaleza sueca do século XIV
A adaga encontrada na fortaleza sueca do século XIV

Gullberg foi atacada muitas vezes, e há evidências de múltiplas fases de destruição e reconstrução entre os séculos XIV e XVII. A fortaleza foi destruída completamente pelas tropas dinamarquesas em 1612.

Com a fundação de Gotemburgo por carta régia em 1621, a colina de Gullberg foi limpa para construção de um reduto para defender a cidade de novos ataques.

Além da adaga e virotes os arqueólogos descobriram também outros achados militares, entre os quais balas de canhão, balas de mosquete e um espalhador de areia, usado para polvilhar areia fina sobre texto escrito para absorver o excesso de tinta.