RELAÇÕES INTERNACIONAIS

China e Indonésia prometem cooperação mais estreita

Por Sputinik Brasil Publicado em 25/05/2025 às 18:10
© AP Photo / Achmad Ibrahim

Em visita à Indonésia, o premiê chinês, Li Qiang, se reúne com o presidente indonésio, Prabowo Subianto, e ressalta que "o mundo está novamente em uma encruzilhada crítica".

Os governos da China e da Indonésia se comprometeram neste domingo (25) a reforçar a cooperação bilateral e aprimorar a cooperação estratégica.

O compromisso foi firmado durante a visita oficial do premiê chinês, Li Qiang, à Indonésia. Os países destacaram o valor contemporâneo do Espírito de Bandung, conferência realizada em 1955 que marcou a emergência do que à época era denominado terceiro mundo, e a busca por um mundo mais justo e equitativo.

"A China está pronta para trabalhar com a Indonésia e outros países em desenvolvimento para defender conjuntamente os Cinco Princípios da Coexistência Pacífica e o Espírito de Bandung", disse Li, em coletiva conjunta com o presidente indonésio, Prabowo Subianto.

Em abril de 1955, uma conferência histórica na cidade indonésia de Bandung reuniu 29 nações asiáticas e africanas sob a bandeira da solidariedade, amizade e cooperação, marcando o despertar da parte do mundo conhecida hoje como Sul Global.

Anteriormente, no sábado (24), ao discursar para a comunidade empresarial dos dois países, Li afirmou que "hoje, mais de sete décadas depois, o mundo está novamente em uma encruzilhada crítica".

"O unilateralismo e o protecionismo estão em ascensão, e os atos de intimidação estão aumentando", disse ele.

O premiê chinês enfatizou que, nesse contexto, o valor contemporâneo do Espírito de Bandung se tornou mais proeminente.

No sábado, logo após a chegada do premiê à Indonésia, Li e Prabowo visitaram juntos uma exposição comemorativa do 70º aniversário da Conferência de Bandung.

Em sua visita, Li instou a China e a Indonésia a ampliarem a cooperação, fortalecerem a integração industrial e salvaguardarem o livre comércio. Ele disse a Prabowo que a China está disposta a trabalhar com a Indonésia para aprimorar o alinhamento das estratégias de desenvolvimento e aprofundar a cooperação de alta qualidade na iniciativa Cinturão e Rota, especialmente por meio da otimização e do fortalecimento de projetos históricos.