MACEIÓ

Festival Orgulho na Quebrada movimenta o Mirante do Jacintinho com arte, diversidade e resistência no dia 31 de maio

Evento gratuito celebra a cultura LGBTQIAPN+ periférica com shows, feira criativa, performances e inclusão no coração do Jacintinho

Publicado em 28/05/2025 às 12:42

Maceió vai respirar cultura, inclusão e orgulho no próximo 31 de maio, com a realização do Festival Orgulho na Quebrada, que acontece das 16h às 20h, na Praça Mirante do Jacintinho, um dos pontos mais simbólicos da capital alagoana. Com acesso totalmente gratuito, o evento celebra a potência da comunidade LGBTQIAPN+ das periferias, reunindo arte, música, feira criativa e ações afirmativas.

Idealizado pelo jornalista e produtor cultural, Wilson Smith, o festival propõe um espaço de visibilidade, expressão e afeto para artistas e empreendedores que, muitas vezes, não encontram oportunidades em eventos tradicionais. A programação inclui apresentações artísticas ao vivo, DJ, performances, exposições e a Feirinha do Orgulho, com empreendedores da comunidade vendendo arte, moda, cosméticos, gastronomia e mais.

"Mais que um evento, o Festival Orgulho na Quebrada é uma ação política e afetiva. É sobre resistir sendo quem somos, nos lugares onde sempre estivemos, com orgulho e liberdade", afirma o produtor cultural do projeto, Wilson Smith.

Para garantir acessibilidade, o festival contará com intérprete de Libras durante toda a programação do palco, promovendo inclusão e ampliando o acesso à cultura para pessoas surdas. O evento também adota uma linguagem neutra em seus canais de comunicação, reafirmando seu compromisso com a diversidade de gênero.

O Festival Orgulho na Quebrada é uma realização independente, com apoio de leis de incentivo. A ação busca afirmar que a cultura LGBTQIAPN+ periférica pulsa, transforma e merece visibilidade. O projeto foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa. E também foi contemplado pela da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura.

Feirinha do Orgulho
A Feirinha do Orgulho será composta por 12 expositores: Raposa Marrom, Raiz e Orgulho, Estúdio Obo, SunCllothings, Studio Afro Power, Grilo Loja, Bosque dos Artes, Inefável, Brownie do Helton, Aziza, Soul Ambar e Mães da Resistência.

Palco Orgulho - Line Up

16:20 - Flormands

16:40 - Melanina Mc

17:00 - Pérolla Brasil

17:20 - Scorpion

17:40 - George Olicino

18:00 - Emerson Anun

18:20 - MarioMyu

18:40 - Jade Zolita

19:00 - Maju Shanii

19:20 - Mary Alves

📌 Serviço:
Festival Orgulho na Quebrada
📅 31 de maio de 2025
🕓 16h às 20h
📍 Praça Mirante do Jacintinho — Maceió (AL)
🎟️ Evento gratuito
📲 Siga no Instagram: @festivalorgulhonaquebrada
📩 Contato para imprensa e entrevistas:
[email protected]
82 99803.8233

Galeria de fotos