SUSTENTABILIDADE

Indústria brasileira: a revolução será sustentável e digital?

Publicado em 09/06/2025 às 15:00
Reprodução

O programa Nova Indústria Brasil (NIB), lançado pelo governo federal, tem captado recursos para repaginar o parque industrial brasileiro — a ideia é torná-lo mais sustentável e digital.

Segundo Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), uma das financiadoras do projeto, a instituição já destinou R$ 205 bilhões ao NIB desde janeiro de 2023, 80% do valor previsto. O impulso ajudou o país a saltar da 40ª para a 25ª posição no ranking global do setor, segundo o indicador do Instituto de Engenharia de Gestão (IEG). Quais são os desafios para a modernização da indústria brasileira?

Para explicar o tema, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Marcelo Balloti, economista, doutor em ciências sociais e professor visitante do curso de relações internacionais da Universidade Federal do ABC (UFABC); e Everlam Elias Montibeler, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.


Por Sputinik Brasil