PARCERIA

Mutirão organizado pela Justiça Federal entrega de mais de 150 óculos para pessoas em situação de rua

Publicado em 11/06/2025 às 16:18

Dignidade, cuidado e promoção da qualidade de vida. Estes foram alguns dos objetivos concretizados na ação realizada pela Justiça Federal em Alagoas (JFAL), através do Comitê PopRuaJud em parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e a Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO). Na tarde desta terça-feira, 11, na Fraternidade Casa de Ranquines, no Centro de Maceió, 150 pessoas em situação de vulnerabilidade social foram contempladas com óculos de grau. Os óculos foram produzidos mediante atendimentos realizados durante o segundo Mutirão PopRuaJud, realizado no dia 6 de maio.

O coordenador do Comitê PopRuaJud, o juiz federal Antônio José de Carvalho Araújo rememorou o evento e afirmou que a iniciativa vai além de uma ação social realizada durante apenas um dia. “O segundo Mutirão PopRuaJud, realizado em 6 de maio, na Praça Deodoro, hoje, tem um desfecho muito bonito com a entrega desses óculos. Este momento representa a união do serviço público com a CBO e SAO, em cooperação interinstitucional que, com altruísmo, promove direitos humanos básicos e essenciais, a exemplo de conceder um óculos e o direito de poder enxergar melhor. Isso é o mínimo de dignidade”, destacou o magistrado. “A ideia que defendemos é o pleno funcionamento dos serviços públicos, para que vocês possam ter acesso a todos esses direitos, independentemente de um dia de ação social na praça”, concluiu o juiz federal Antônio José, na fala direcionada ao público atendido pela Casa de Ranquines.

Horizonte de vida

A médica oftalmologista Maria Auxiliadora Frazão, representante do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), parabenizou a iniciativa promovida pelo mutirão e deixou um recado para os atendidos que receberam os óculos de grau. “Espero que estes óculos possam ajudar a não só ver o mundo, mas enxergar a vida de uma forma diferente. Que essa ação, de certa forma, possa ajudar vocês a enxergarem mais um horizonte na vida de vocês. Aproveitem os óculos e utilizem de forma regular”, disse a médica, ao destacar o patrocínio da marca Excilor para o fornecimento do artigo.

A coordenadora do Movimento Nacional da Pessoa em Situação de Rua, Rafaelly Machado celebrou a entrega dos itens e afirmou que a ação é resultado de forças unidas e uma demonstração de empatia. “Ver essa ação acontecendo aqui, hoje, é algo que me deixa muito feliz. No tempo em que estive nas ruas isso não existia. Mal tínhamos um Centro Pop. Então, é algo que me alegra muito. Espero que consigamos, cada vez mais, melhorias para a população em situação de rua. Essa ação é resultado de uma soma de forças, mas também de saber sentir a dor do outro. Seguiremos juntos acreditando que dias melhores virão para o nosso povo”, pontuou Rafaelly.

Oportunidade

O acolhido da Casa de Ranquines, José Cícero da Silva Vieira, relatou a importância da ação para sua qualidade de vida. “Eu vivi 20 anos na rua. Já estive em outros abrigos e casas de recuperação. Quando o mutirão aconteceu, durante a consulta com a médica, eu falei sobre a minha visão. E, no exame, recebi o diagnóstico de que eu já estava com 40% da visão de um olho comprometida. Para não perder o resto da visão, a recomendação foi o uso de óculos. O que eu quero dizer com isso, é que eu poderia ficar cego e nem saber como, porque na rua ninguém se cuida. E o mutirão foi uma oportunidade de ter esse cuidado e agora com os óculos, posso continuar cuidando da minha visão”, declarou José Cícero.

Durante a solenidade de entrega, o frei José Maria, secretário da Casa de Ranquines, lembrou do patrono da instituição. “São Vicente de Paulo nos lembra que não sentir a dor do outro, nos iguala aos animais e esse ato de hoje, bem como o mutirão, é a consagração da empatia”, finaliza.

A solenidade contou com a presença da juíza federal Aline Soares Carnaúba, que também compõe o comitê Pop Rua Jud; da médica oftalmologista e presidente da Sociedade Alagoana de Oftalmologia (SAO), Thereza Ferro; do Diácono José Inácio da Silva Filho; e da representante das trabalhadoras sexuais, Cristiane Garcia.

Galeria de fotos