Mais de 900 mil beneficiários do INSS já procuraram os Correios

Mais de 900 mil aposentados e pensionistas do INSS já procuraram os Correios para consultar descontos associativos nos benefícios. Desse total, quase 490 mil disseram não ter autorizado as cobranças e pediram o reembolso.
Desde 30 de maio, as agências dos Correios realizam atendimento presencial dos beneficiários que podem ter tido descontos em folha. Agora, os que fizeram a contestação há pelo menos 15 dias úteis poderão retornar e consultar a resposta de associações ou sindicatos. A partir daí, o beneficiário tem prazo de 30 dias corridos para informar se concorda ou não com a resposta apresentada.
Se a entidade não mandar resposta ou informar que não possui documentos que comprovem a regularidade do desconto, o INSS vai iniciar um processo de cobrança para que ela devolva os valores descontados. Nesse caso, o beneficiário deverá aguardar mais informações e acompanhar o andamento do pedido pelo aplicativo Meu INSS ou pela central de atendimento 135.
O INSS já está enviando Guias de Recolhimento da União para que as entidades devolvam o dinheiro cobrado indevidamente. Se elas não pagarem em até 5 dias úteis, o instituto vai buscar o ressarcimento na Justiça.
