ECONOMIA

Lula anunciará crédito para entregadores comprarem motos elétricas

Economia, Crédito, entregadores, moto elétrica, reforma residencial, Linha de Crédito, Botijão de Gás, Lula, Mano Brown, Semayat Oliveira

Publicado em 19/06/2025 às 12:28

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva revelou que pretende anunciar, ainda neste mês, uma linha de crédito especial para facilitar a compra de motocicletas elétricas por motoristas de aplicativos de todo o país. A iniciativa, segundo o presidente, faz parte de um pacote de medidas que inclui a distribuição gratuita de botijões de gás para famílias carentes e um programa de financiamento para reformas residenciais.

“Tenho três programas para anunciar”, antecipou Lula ao participar do podcast Mano a Mano , apresentado pelo músico e compositor Mano Brown e pela jornalista Semayat Oliveira, e disponibilizado nesta quinta-feira (19).

Notícias relacionadas:

“Ainda este mês, eu tenho que anunciar um programa de crédito para reforma de casa. Porque, às vezes, você tem sua casinha e você não quer uma casa nova; você quer fazer um quarto, quer fazer um banheiro novo. Então, a gente vai abrir linha de crédito para a reforma de casa”, disse Lula, que também apresentou a meta do governo federal de entregar 3 milhões de novas unidades habitacionais da Minha Casa, Minha Vida até o fim de seu mandato atual, em dezembro de 2026.

"[Também] vou abrir uma linha de crédito para financiar moto elétrica para os entregadores de alimentos neste país. "E vamos anunciar gás de cozinha para as pessoas mais pobres do país, na cesta básica", prometeu Lula.


>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

No início deste mês, Lula já tinha dito que o governo federal estava estudando como implementar uma linha de crédito para os entregadores de aplicativos adquiridos em motocicletas, sem especificar tratar-se de veículos elétricos.

A distribuição gratuita de botijões de gás de 13 quilos para famílias de baixa renda inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) também vem sendo gestada ao menos desde 2024, como forma de ampliar o acesso ao gás liquefeito de petróleo (GLP) .

"Um gás de cozinha sai da Petrobras a R$ 37 reais o botijão de 13 quilos. E chega às pessoas por R$ 140. Então, estamos encontrando um meio de fazer com que essas pessoas mais pobres recebam este gás de graça", finalizou Lula.