Bolsas da Europa operam em alta, após cessar-fogo entre Israel e Irã entrar em vigor
São Paulo, 24/06/2025 - As bolsas europeias operam majoritariamente em alta significativa na manhã desta terça-feira, após o presidente dos EUA, Donald Trump, dizer que um acordo de cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor, favorecendo a demanda por ativos considerados mais arriscados, como ações.
Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 1,45%, a 542,77 pontos.
Nesta madrugada, Trump afirmou na sua rede social, a Verdade Social, que um cessar-fogo entre Israel e Irã, anunciada ontem, havia entrado em vigor, após mais de uma semana de ataques.
Horas depois, no entanto, Israel acusou o Irã de ter "violado completamente" a trégua ao lançar armas em direção ao território israelense, o que Teerã negou posteriormente.
No horário acima, o subíndice europeu de viagens e lazer saltou 3,6%. Por outro lado, o petróleo e o gás caíram 2,2% em meio à fraqueza das cotações do petróleo.
Fora do âmbito geopolítico, a pesquisa mostrou que o índice de sentimento das empresas da Alemanha subiu para 88,4 pontos neste mês, vindo acima das expectativas.
Também no radar está o presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, que fala hoje no Congresso americano, quase uma semana depois de o banco central dos EUA deixar seus juros inalterados pela quarta vez consecutiva. Powell está sob pressão constante de Trump para voltar a reduzir juros.
Às 6h44 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,38%, a de Paris avançava 1,38% e a de Frankfurt ganhava 2,17%. Já em Milão, Madrid e Lisboa tiveram respetivas altas de 1,56%, 1,45% e 0,60%.
Contato: [email protected]