ORIENTE MÉDIO

Assassinatos de cientistas no Irã 'certamente não interromperão' o programa nuclear, diz fonte

Por Sputinik Brasil Publicado em 25/06/2025 às 00:54
© AP Photo / IRIB

Os assassinatos de cientistas nucleares iranianos por Israel não impedirão o desenvolvimento do programa nuclear da República Islâmica, disse uma fonte do setor de segurança iraniano à Sputnik.

"De fato, perdemos vários especialistas excepcionais. Israel começou a caçar nossos cientistas muito antes do conflito atual. Mas, apesar dessas perdas, o programa nuclear do Irã não parou — e certamente não vai parar agora", disse a fonte.

A situação no Oriente Médio se agravou a partir do dia 13 de junho, quando Israel lançou uma operação em larga escala contra o Irã, acusando o país persa de desenvolver um programa nuclear militar secreto.

Teerã retaliou lançando a operação Promessa Verdadeira III, atingindo alvos militares dentro de Israel. No último domingo (22), os EUA atacaram três instalações nucleares iranianas em Natanz, Fordo e Isfahan, juntando-se à campanha de Israel contra o Irã. Trump disse após o ataque que Teerã "deve agora concordar em encerrar esta guerra" ou enfrentar consequências muito mais graves.

O Irã nega a dimensão militar de seu programa nuclear. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) não viu evidências concretas de que o Irã tenha um programa ativo de armas nucleares, conforme afirmou o diretor-geral Rafael Grossi em 18 de junho.

Avaliações da inteligência americana chegaram a uma conclusão semelhante de que o Irã não estava buscando ativamente armas nucleares, informou a CNN em 17 de junho, citando fontes. O ex-embaixador do Reino Unido no Uzbequistão e ativista de direitos humanos, Craig Murray, disse à Sputnik que o Irã tem sido "extraordinariamente responsável e paciente" nos últimos anos, apesar das ações de Israel.