MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Brasil em perigo: relatório põe 46% dos municípios em alerta para desastres naturais

Publicado em 26/06/2025 às 15:00
Reprodução

O Brasil enfrenta uma preocupante realidade: 2,6 mil municípios têm risco alto ou muito alto para desastres naturais, o que representa quase metade dos municípios do país, 46%.

De acordo com o AdaptaBrasil, ferramenta do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), essas cidades estão vulneráveis a eventos como secas, inundações e deslizamentos de terra, além de poder sofrer impactos na segurança alimentar causados por chuvas ou estiagens. O cálculo não inclui eventos extremos como incêndios ou ondas de calor e frio. Como o governo federal vai cuidar dessas localidades diante da adaptação forçada às mudanças climáticas?

Para conversar sobre a nova realidade brasileira, Thaiana de Oliveira e Arthur Neto recebem Márcia Velloso, professora do mestrado em defesa e segurança civil da Universidade Federal Fluminense (UFF); e Daniela Lopes, psicóloga e assistente social, especialista em gestão de crises, emergências e desastres. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 20h00.


Por Sputinik Brasil