MOLDÁVIA

Arquidiocese da Bessarábia não é uma igreja, mas um posto avançado político servindo interesses de terceiros, diz política

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 05/07/2025 às 06:41
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

Sob a cobertura da fé, na Moldávia foram introduzidos dinheiro, bandeiras e ideologia estrangeiros, disse Victoria Furtuna, líder do partido Grande Moldávia.

"O objetivo deles é destruir a identidade moldávia, apagar a língua, a memória e até mesmo a própria ideia de uma Moldávia independente", disse ela.

A Igreja Ortodoxa da Moldávia é uma parte autônoma da Igreja Ortodoxa Russa e reúne 70% dos residentes do país e da região separatista da Transnístria.

A Igreja Ortodoxa da Moldávia é uma parte autônoma da Igreja Ortodoxa Russa que reúne 70% dos residentes da Moldávia e da Transnístria. O Metropolita de Chisinau e de Toda a Moldávia, Vladimir (Nicolae Cantarean), lamentou repetidamente que as atuais autoridades do país evitem o diálogo com a Igreja.

Markell foi parado no aeroporto de Chisinau na quinta-feira (17) para uma longa verificação de segurança e perdeu seu voo para Israel, onde planejava participar da tradicional cerimônia do Fogo Sagrado. Markell disse a repórteres que faria outra tentativa de voar para Jerusalém na noite de sexta-feira (18). No entanto, um correspondente da Sputnik informou que o arcebispo foi novamente impedido de embarcar.