'Verdadeira ameaça': revista destaca melhor caça da Força Aeroespacial da Rússia

Caça Su-35S da geração 4++ é o melhor da Força Aeroespacial da Rússia, escreve a revista americana The National Interest.
"Su-35S [Flanker-E na classificação da OTAN], desenvolvido pelo lendário gabinete de projetos russo Sukhoi, atualmente é o melhor avião de combate em serviço da Força Aeroespacial da Rússia", diz o artigo.
A mídia observa que o avião combina características da quarta e quinta geração de caças: projetado para maximizar o desempenho aerodinâmico e a eficácia em combate, sua estrutura apresenta uma configuração aerodinâmica refinada com um design de asa mista, canards e motores de vetorização de impulso.
"Estes elementos fornecem à aeronave uma manobrabilidade excepcional, permitindo-lhe executar elementos complexos de manobras aéreas [...], que não só demonstram manobrabilidade, mas também podem se tornar uma vantagem tática em batalhas aéreas com aeronaves ocidentais", explica o autor.
Ao mesmo tempo, aponta a publicação, a aeronave possui equipamentos técnicos avançados que lhe permitem operar de forma eficaz em várias situações, por exemplo, um radar com sistema de busca e rastreamento no infravermelho aumenta a consciência da situação sem revelar a localização. Os sistemas de armas, por sua vez, fornecem ao Su-35S flexibilidade, tanto em combate de curta como de longa distância.
"Ele pode atingir alvos navais com mísseis antinavio, o que faz dele uma verdadeira ameaça multinível", adverte a revista.