ASSISTÊNCIA SOCIAL

UNINASSAU Maceió promove oficina de pizza para pessoas em situação de rua

Evento integrou o Projeto Capacita e contou com a participação dos estudantes do curso de Nutrição

Por Assessoria Publicado em 25/07/2025 às 15:44

A UNINASSAU Maceió, por meio do Projeto Capacita, promoveu, nesta quarta-feira (23), uma oficina de pizza voltada a pessoas em situação de rua. A atividade beneficiou usuários dos serviços do Centro Pop Maceió, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (Semdes). A ação contou com a presença dos estudantes do curso de Nutrição da Instituição de Ensino Superior (IES), que colaboraram diretamente com os participantes durante a preparação da receita.

De acordo com Cristianni Gusmão, coordenadora do curso de Nutrição da IES, o Projeto Capacita faz parte do calendário de responsabilidade social. “A proposta está alinhada aos objetivos da graduação e à missão da responsabilidade social: capacitar a população para determinadas atividades e, acima de tudo, promover a inclusão de grupos socialmente vulneráveis”, explicou.

Para Alane Vasconcelos, aluna do 2º período de Nutrição, a alimentação vai muito além do preparo, pois também é uma oportunidade de aprendizado. “Escolhi esse curso justamente por acreditar que, por meio dele, posso adquirir as ferramentas para fazer a diferença na vida das pessoas. Participar de ações como essa me permite enxergar, na prática, o impacto social da profissão”, destacou.

Segundo Alessandra Moreira, assistente social no Centro Pop 1, os participantes estão inseridos em um contexto de vulnerabilidade social e convidá-los a participar da oficina culinária desperta a consciência de seus direitos. “A atividade contribui para o fortalecimento da inclusão. Essa iniciativa evidencia ainda o papel fundamental das instituições de ensino nesse processo, preparando futuros profissionais para atuarem com sensibilidade e compromisso”.

Fábio Modesto, usuário dos serviços do Centro Pop 1, foi um dos participantes da oficina e destacou a importância da atividade como uma oportunidade de aprendizado e valorização pessoal. “Foi muito interessante aprender a fazer pizza e também massa de pão. No futuro, posso até pensar em abrir meu próprio negócio. Participar de uma atividade assim, dentro de uma Instituição, é uma grande oportunidade de crescimento. É uma chance de se aprimorar cada vez mais”.