MEIO AMBIENTE

Maceió será palco de workshop internacional sobre poluição plástica nos oceanos

Por Vanessa Lima Publicado em 25/07/2025 às 16:21

De 17 a 19 de setembro de 2025, Maceió vai sediar o II Workshop Internacional sobre Poluição Plástica nos Oceanos (II IWPPO), que traz como tema “Oceanos em crise, ciência com propósito: transformando conhecimento em esperança”. O evento será realizado no Centro Cultural João Sampaio, localizado na Avenida Moreira e Silva, no bairro do Farol, e é organizado pelo Projeto Oceanos de Plástico, do Centro Universitário CESMAC, com apoio da CAPES (PAEP) e parceria do Pajuçara Social, do Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM).

O encontro surge como um espaço para debater e buscar soluções para um dos maiores desafios ambientais da atualidade: a poluição plástica nos oceanos. A programação reunirá mais de 500 participantes de diferentes perfis e nacionalidades, entre pesquisadores, jovens cientistas, representantes de comunidades tradicionais e integrantes dos setores público e privado, vindos de mais de 30 países.

As inscrições para o evento estão abertas e podem ser feitas até o dia 15 de setembro, com vagas limitadas. Pesquisadores interessados em apresentar trabalhos devem submeter seus resumos até 17 de agosto. A comunicação dos trabalhos aceitos será feita até 27 de agosto e o envio da versão final deve ser realizado até 8 de setembro.

Entre os nomes confirmados na programação estão Robson Guimarães dos Santos (UFAL), que apresentará resultados do projeto Oceanos de Plástico; Katia Viana Cavalcante (UFAM), responsável pela cerimônia de abertura; Carlos Alberto Cioce Sampaio (FURB), que falará sobre educação para o desenvolvimento sustentável; Brendan Kelaher (Southern Cross University), que abordará técnicas de identificação de microplásticos em tecidos animais; e Fernando J. Díaz López (HEC Paris), que discutirá impactos ambientais e soluções para o problema.

O II IWPPO também se destaca pelo compromisso com a sustentabilidade. Seguindo o conceito Zero Resíduo, os participantes são incentivados a levar itens reutilizáveis, como garrafas, canecas, canetas, blocos e bolsas, ajudando a reduzir o impacto ambiental durante o encontro.