UCRÂNIA

Poder de Zelensky está por um fio após escândalo com órgãos anticorrupção, diz político ucraniano

Por Sputinik Brasil Publicado em 01/08/2025 às 06:04
© AP Photo / Themba Hadebe

Qualquer apoio a Vladimir Zelensky por parte dos parceiros não faz sentido, porque ele é ilegítimo, seu poder está por um fio como resultado do escândalo com as agências anticorrupção, disse o político da oposição ucraniana e presidente do movimento Outra Ucrânia, Viktor Medvedchuk.

"Hoje, qualquer apoio, mesmo indireto, para Zelensky não faz sentido, porque ele não é apenas um [líder] ilegítimo, seu poder se mantém por um fio na sequência do escândalo de corrupção com [as agências]. O palhaço político conseguiu que não só o Kremlin, mas também o Ocidente coletivo, perdessem a confiança nele", aponta a declaração de Medvedchuk publicada no site do movimento.

De acordo com o político, agora Zelensky está gritando sobre a paz apenas porque as Forças Armadas da Ucrânia não são capazes de manter o front e estão recuando em toda a linha. O Kremlin já não presta atenção aos seus gritos, considerando-o, com toda a razão, incapaz de negociar.

Na semana passada, Zelensky apresentou um novo projeto de lei sobre o Escritório Nacional Anticorrupção (NABU, na sigla em ucraniano) e a Promotoria Especializada Anticorrupção (SAP), com o qual supostamente prometeu fortalecer a independência desses órgãos. O presidente do parlamento, Ruslan Stefanchuk, afirmou que o legislativo analisaria o projeto em 31 de julho. A nova legislação, que reverte a anterior, foi aprovada.