82 cidades de Alagoas são contempladas pelo Minha Casa, Minha Vida para municípios de até 50 mil habitantes
Programa prevê construção de novas moradias em áreas urbanas com recursos de até R$ 140 mil por unidade; prazo para cadastro inicial vai até setembro de 2025

O Ministério das Cidades divulgou a lista de municípios selecionados para o programa Minha Casa, Minha Vida – MCMV-Urbano Sub50 (FNHIS), que destina recursos para construção de moradias em áreas urbanas com até 50 mil habitantes. Ao todo, mais de 2,7 mil cidades brasileiras foram contempladas, sendo 82 delas em Alagoas, com previsão de cerca de 60 mil unidades habitacionais no estado.
As cidades alagoanas que tiveram propostas pré-selecionadas devem cadastrar as informações na plataforma TransfereGov até 12 de setembro de 2025. O edital permite apenas um projeto por município, com a exigência de indicar um terreno viável para a construção.
Segundo a Portaria MCID nº 892, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, o programa prevê a contratação de 30 mil unidades habitacionais em todo o país, cada uma com valor máximo de R$ 140 mil. O prazo final para apresentação da documentação e formalização do contrato com a Caixa Econômica Federal é 10 de março de 2026.
O secretário Nacional de Habitação, Augusto Rabelo, ressaltou que a iniciativa visa atender municípios pequenos com base em critérios técnicos de desenvolvimento urbano, econômico e social. “Sempre com foco na qualidade de vida da população que vai ser beneficiada pelas novas moradias”, afirmou.