CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

Itália acolherá mais 34 crianças de Gaza para tratamento médico

Aeronaves vão decolar de Pisa nesta terça (12) para buscar grupo

Por Redação ANSA Publicado em 11/08/2025 às 16:00
Reprodução

A Itália acolherá mais 34 crianças da Faixa de Gaza para receber tratamento médico no país, informaram fontes do Palazzo Chigi, sede do governo em Roma, nesta segunda-feira (11).

De acordo com os relatos, a medida faz parte do trabalho do governo da premiê Giorgia Meloni em operações humanitárias para ajudar a população civil do enclave palestino, palco de uma guerra entre Israel e o Hamas desde outubro de 2023.

Para transportar os menores e 91 familiares que vão acompanhá-los, três aeronaves C-130 vão decolar nesta terça-feira (12) de Pisa até o aeroporto israelense de Eilat Ramon e retornarão no dia seguinte, 13 de agosto, para Milão, Ciampino e Pisa.

A operação é coordenada pelo gabinete de Meloni e envolve os Ministérios do Interior, da Defesa e das Relações Exteriores da Itália, além do Departamento de Defesa Civil.

Até o momento, segundo nota da Farnesina, a Itália já hospitalizou 150 crianças de Gaza e suas famílias - mais de 460 pessoas - em diversas unidades de saúde do país, tornando-se o quarto país do mundo — o primeiro entre os ocidentais — a organizar a transferência de pacientes do enclave palestino para hospitais especializados.