Designer da Adidas se desculpa por apropriação cultural do México
Chavarria foi acusado de 'reinterpretar' sandálias huarache

O designer de moda americano Willy Chavarria pediu desculpas ao povo de Oaxaca, no México, após ser acusado de apropriação cultural devido a um modelo de calçados criado em colaboração com a Adidas.
Autoridades locais reclamaram que as "Oaxaca Slip-On" são um modelo "reinterpretado" das sandálias huarache, um produto encontrado exclusivamente na região homônima no México, que possui uma das maiores populações indígenas do país. Houve também uma série de repercussões negativas nas redes sociais sobre o lançamento, que não mencionou a comunidade originária nem a consultou sobre a iniciativa.
"Lamento profundamente que este design tenha se apropriado do nome e não tenha sido desenvolvido em parceria direta e significativa com a comunidade oaxaca", disse Chavarria, de ascendência mexicana, em comunicado.

A presidente do México, Claudia Sheinbaum, também se manifestou sobre o caso.
"Grandes empresas geralmente pegam produtos, ideias e designs de comunidades indígenas", disse a chefe de Estado em coletiva de imprensa, acrescentando que o governo "está analisando questões legais para apoiar" a comunidade de Oaxaca.
Já a vice-ministra da Cultura do país latino, Marina Núñez, declarou que a Adidas contatou funcionários do estado para discutir um ressarcimento aos envolvidos.