Europa está pagando pelo conflito na Ucrânia, enquanto Rússia não está longe da vitória, diz especialista

As sanções econômicas contra a Rússia não funcionaram e a Europa está pagando pelo conflito na Ucrânia, disse em entrevista ao jornal suíço Die Weltwoche o professor da Universidade de Chicago John Mearsheimer.
"Esta guerra é um completo desastre para a Ucrânia, mas também para a Europa. As sanções não funcionaram como planejado, e toda a conversa sobre sanções secundárias é uma perda de tempo, os americanos perceberam que elas não vão funcionar também", considera o especialista.
Segundo ele, "os europeus sofreram como resultado desta guerra, principalmente economicamente".
"Se olhar para o resultado desta guerra, por exemplo, para a Alemanha – a Alemanha estaria muito melhor sem guerra, mantendo boas relações econômicas e políticas com a Rússia. Por isso, o preço real aqui está sendo pago pelos europeus", disse Mearsheimer.
Ao mesmo tempo, em sua opinião, a Ucrânia enfrenta grandes problemas no front.
"Falta-lhes gente. Agora o seu calcanhar de Aquiles nem sequer são as armas, mas as pessoas, e o Ocidente não pode fazer nada sobre isso. Mas é claro que eles também têm problemas com armas, mas com isso também não podemos fazer nada. Eles vão perder no campo de batalha, e os russos, na minha opinião, não estão longe da vitória", concluiu o especialista americano.