OBITUÁRIO

Moacir Teófilo, educador e fundador do Colégio Bom Conselho, morre aos 97 anos em Arapiraca

Por Redação Publicado em 31/08/2025 às 10:49

Faleceu neste domingo, 31 de agosto de 2025, aos 97 anos, o professor José Moacir Teófilo, um dos maiores nomes da educação no agreste alagoano. Pai do ex-prefeito de Arapiraca, Rogério Teófilo (já falecido), Moacir construiu uma história de dedicação, pioneirismo e compromisso com o desenvolvimento educacional e social de sua terra.

Um educador visionário


Natural da Fazenda Brejo, em Limoeiro de Anadia, Moacir abraçou desde cedo as áreas do Direito e da Pedagogia. Em 1950, deu vida a um sonho que mudaria a história de Arapiraca: fundou o Colégio Nossa Senhora do Bom Conselho, instituição que rapidamente se tornou sinônimo de disciplina, excelência e referência para gerações de estudantes do interior de Alagoas.

Contribuições para a educação e para o Estado


Seu espírito inovador ultrapassou as fronteiras da sala de aula. Foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia de Arapiraca, hoje Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), além de ter implantado, no próprio Colégio Bom Conselho, cursos de Direito e Análise de Sistemas em parceria com o Cesmac.

Na gestão pública, ocupou duas vezes o cargo de Secretário de Educação de Alagoas, nos governos de Theobaldo Barbosa e José Tavares, sempre pautado pelo compromisso com a qualidade do ensino. Atuou também na advocacia, sendo conselheiro da OAB/AL por 12 anos.

Protagonista do desenvolvimento comunitário


Para além da educação, Moacir teve participação decisiva em importantes iniciativas de Arapiraca. Foi cofundador da Companhia Telefônica de Arapiraca, da Rádio Novo Nordeste AM e do Lions Club. Na década de 1980, presidiu a Agremiação Sportiva Arapiraquense (ASA), mostrando seu engajamento também no esporte e no fortalecimento comunitário.

Reconhecimento e homenagens


Sua contribuição lhe rendeu mais de 20 honrarias ao longo da vida. Em 2013, recebeu da Câmara Federal o Prêmio Darcy Ribeiro, um dos maiores reconhecimentos nacionais na área educacional. Foi ainda agraciado com o título de Cidadão de Arapiraca, a comenda Honra ao Mérito da Faculdade de Professores de Arapiraca, a distinção de Personalidade do Rotary Club e o título de Conselheiro Benemérito da OAB. Uma sala do Fórum Doutor Orlando Manso, em Arapiraca, também leva seu nome como homenagem permanente.

Vida pessoal e legado


Primogênito de Antônio Teófilo da Silva e Maria Noêmia Madeiro, cresceu ao lado da irmã Iraci na zona rural, cultivando até a velhice o amor pelo campo, pelo cavalo e pelas memórias do cheiro da terra.

Aos 17 anos, ingressou no Seminário Metropolitano de Maceió, seguindo o desejo da mãe de vê-lo padre. No entanto, trilhou outro caminho: concluiu o ensino médio no Colégio Guido, em Maceió, formou-se em Direito e encontrou na educação sua maior missão, compreendendo-a como instrumento de liberdade e igualdade.

Foi casado com Maria Tereza Auto Teófilo (in memoriam) e, posteriormente, com Luiza Ventura Teófilo. Deixa quatro filhos: o ex-prefeito Rogério Teófilo (falecido em 2020, durante o mandato), o engenheiro agrônomo Ricardo Teófilo, e os servidores públicos Rui e Raniere Teófilo.