Papa e presidente de Israel discutem futuro de povo palestino
Encontro ocorreu no Vaticano nesta quinta-feira (4)

O Vaticano anunciou nesta quinta-feira (4) que o papa Leão XIV e o presidente de Israel, Isaac Herzog, abordaram "a situação política e social no Oriente Médio, onde persistem numerosos conflitos, com particular atenção à trágica situação em Gaza."
Segundo comunicado oficial, os líderes discutiram "como garantir um futuro para o povo palestino, a paz e a estabilidade na região".
Desta forma, o Vaticano reafirmou a solução de dois Estados como a única saída para a guerra em andamento. Também foi feita referência ao que está acontecendo na Cisjordânia e à importante questão de Jerusalém.
"Esperava-se que as negociações fossem retomadas prontamente para que, com disposição e decisões corajosas, bem como com o apoio da comunidade internacional, fosse possível obter a libertação de todos os reféns, alcançar urgentemente um cessar-fogo permanente, facilitar a entrada segura de ajuda humanitária nas áreas mais afetadas e garantir o pleno respeito ao direito humanitário, bem como às legítimas aspirações dos dois povos", acrescentou a nota.
Por fim, durante a reunião, "foi acordado o valor histórico das relações entre a Santa Sé e Israel, e também foram abordadas diversas questões relativas às relações entre as autoridades estatais e a Igreja local, com particular atenção à importância das comunidades cristãs e seu compromisso, tanto localmente quanto em todo o Oriente Médio, com o desenvolvimento humano e social, especialmente nas áreas da educação, da promoção da coesão social e da estabilidade regional".