'Realidade mudou': Canadá não pode mais contar com os EUA como parceiro comercial, diz premiê

O primeiro-ministro canadense Mark Carney declarou que, devido às tarifas americanas e a uma mudança na política comercial dos EUA, Ottawa não pode mais contar com Washington como um parceiro comercial confiável.
Durante o seu discurso em Mississauga, onde o governo está preparando um pacote de ajuda para metalúrgicos e produtores de canola, Carney chamou o que está acontecendo no comércio mundial "uma fratura, não uma transição". De acordo com ele, as tarifas dos EUA, que atingiram seus níveis mais altos desde a Grande Depressão da década de 1930, se aplicam à maioria dos países e quase todas as categorias de bens.
"Agora, para ter acesso à maior economia do mundo, os países têm que literalmente comprá-lo – através de investimentos e mudanças unilaterais na política comercial. Isso está acontecendo no contexto de choques globais, mudanças geopolíticas, revolução tecnológica [...]", disse o primeiro-ministro, cujo discurso foi transmitido pelos canais de TV canadenses.
Carney lembrou que formalmente o Canadá tem melhores condições comerciais com os EUA do que qualquer outro parceiro, no entanto, acrescentou ele, a realidade mudou: "Entendemos claramente que nas novas condições o Canadá não pode mais contar com os EUA como fazia antes".
Por Sputinik Brasil