Geral

Primeiro-ministro francês perde voto de confiança no Parlamento e é destituído do cargo

Publicado em 08/09/2025 às 14:41
© Sputnik / Irina Kalashnikova / Acessar o banco de imagens

Por 364 votos a 194, o primeiro-ministro francês François Bayrou foi deposto de seu cargo, menos de nove meses após assumir, ao fracassar em uma votação de confiança na Assembleia Nacional.

O próprio político convocou o voto de confiança como uma forma de forçar a aprovação de seus cortes orçamentários. Ele classificou o movimento como um "teste da verdade".

"Senhoras e senhores, vocês têm o poder de derrubar o governo, mas não têm o poder de apagar a realidade. As despesas continuarão a aumentar ainda mais e o peso da dívida, já insuportável, ficará cada vez mais pesado e cada vez mais caro."

Bayrou terá que apresentar sua renúncia ao presidente Emmanuel Macron, responsável por nomear um substituto para o governo francês. O primeiro-ministro continua no poder até lá em um cargo de guardião, supervisionando o dia a dia da administração sem poder apresentar novas legislações.

De acordo com a mídia francesa, é a primeira vez na história do país que um premiê é deposto por um voto de confiança, e não de desconfiança.

Bayrou assumiu o cargo em dezembro do ano passado, após Michel Barnier renunciar ao posto apenas três meses após assumi-lo.


Por Sputinik Brasil