STF

Subsecretário dos EUA promete manter 'medidas cabíveis' contra Moraes e critica abusos de autoridade

Por Sputinik Brasil Publicado em 08/09/2025 às 21:56
© Foto / Rosinei Coutinho / STF

O subsecretário de Diplomacia Pública do governo de Donald Trump, Darren Beattie, usou o feriado de 7 de setembro, no qual o Brasil comemora a independência, para afirmar o compromisso da Casa Branca com o "o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça".

Em publicação nas suas redes sociais nesta segunda-feira (8), Beattie afirmou que os Estados Unidos seguirão adotando "medidas cabíveis" contra o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes e "indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado liberdades fundamentais".

"Ontem marcou o 203º Dia da Independência do Brasil. Foi um lembrete do nosso compromisso de apoiar o povo brasileiro que busca preservar os valores da liberdade e da justiça. Para o ministro Alexandre de Moraes e os indivíduos cujos abusos de autoridade têm minado essas liberdades fundamentais — continuaremos a tomar as medidas cabíveis", escreveu em seu perfil no X.

Na última semana, o Departamento do Tesouro dos EUA procurou cinco instituições financeiras brasileiras para questionar sobre a aplicação da Lei Magnistky contra Moraes. A notificação foi enviada na terça-feira (2) para Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Itaú e Santander.

Em 30 de julho, os Estados Unidos anunciaram diversas medidas contra o ministro, que é acusado de censura, detenção arbitrária e perseguição política em meio ao processo contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Anteriormente, Moraes teve o visto de entrada em território estadunidense revogado.

Já no último mês, o ministro chegou a afirmar que as instituições financeiras brasileiras podem ser punidas se bloquearem ativos a mando do governo dos Estados Unidos. Em entrevista à agência Reuters, Moraes disse que os bancos e as instituições que estão no país não podem aplicar internamente ordens de bloqueio, como as oriundas da Lei Magnitsky.