Comissão do TJAL prepara participação do Judiciário na Bienal do Livro de Alagoas
Justiça marcará presença no maior evento literário e cultural do estado, que acontece de 31 de outubro a 9 de novembro
O Judiciário alagoano apresentará seus projetos, dialogará com a sociedade e lançará obras escritas por servidores e magistrados na 11ª Bienal do Livro do estado. Para planejar, coordenar e executar a programação e as atividades do estande, a Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) designou uma comissão organizadora dessa participação, cuja primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (9).
Clique aqui para ler a publicação, no Diário de Justiça, da Portaria nº 1.454/2025, que instituiu oficialmente a equipe na segunda-feira (8).
Esta será a terceira vez que a Escola Superior da Magistratura (Esmal) viabiliza a presença do TJAL, com estande, na Bienal do Livro de Alagoas. Esse ano o evento acontece de 31 de outubro a 9 de novembro, no Centro de Convenções de Alagoas, e que se consolida como o maior encontro literário e cultural do estado.
A primeira reunião teve caráter de alinhamento: a coordenadora da comissão, Mirian Alves, diretora da Biblioteca Geral, apresentou ao grupo o layout do estande, desenvolvido pelo setor de Arquitetura do Tribunal.
Durante o encontro, os membros também discutiram os encaminhamentos que serão selecionados junto com o presidente do TJAL, o desembargador Fábio Bittencourt, o desembargador Fernando Tourinho, diretor-geral da Esmal, e os setores administrativos do Tribunal a fim de garantir que o estande represente de forma adequada a atuação do Judiciário.
O espaço será estruturado para dar visibilidade a setores que lidam diretamente com demandas sociais, como infância, prevenção da violência contra a mulher, equidade racial, direitos humanos e cidadania. A programação prevê ainda lançamentos diários de livros de autores vinculados ao Judiciário, selecionados em edital divulgado anteriormente pelo TJAL.
A comissão é formada por Mirian Ferreira Alves (coordenadora), Luciana de Omena Souza (secretária especial da Presidência), Ana Paula Barros Ramos (técnica judiciária – área administrativa), Mylena Melo de Araujo Costa Lyra (técnica judiciária – área judiciária), Carolina Araújo de Santana Amancio (analista judiciária – comunicação social) e Irina Vanessa Fernandes Costa (analista judiciária – área judicial).