EUA podem ter desligado sistema de defesa do Catar antes do ataque israelense, diz especialista

Os Estados Unidos poderiam ter desativado remotamente os sistemas de defesa antiaérea Patriot em Doha antes do ataque aéreo de Israel contra a liderança do Hamas no Catar, afirmou o especialista em defesa antiaérea Yuri Knutov.
De acordo com ele, o fato de os sistemas de defesa antiaérea Patriot não terem funcionado em Doha durante o ataque israelense deve ter um motivo.
"O Catar usa os sistemas de defesa antiaérea Patriot, que podem ser facilmente desligados à distância — a própria estrutura prevê isso. Estou convencido de que os norte-americanos simplesmente os desligaram", declarou Knutov à mídia russa.
Segundo o especialista, os Patriot são uma "complexa rede integrada à inteligência via satélite e a aeronaves de alerta aéreo antecipado". Ele explicou que a presença de um "botão de desligamento" se deve à necessidade de evitar disparos contra suas próprias forças, além de permitir o bloqueio em situações em que não haja necessidade de emprego do sistema.
Knutov acrescentou ainda que foi por esse motivo que a Turquia rejeitou a compra dos Patriot e optou pelo sistema russo S-400.
Em 9 de setembro, militares israelenses atingiram a liderança do Hamas em Doha. De acordo com veículos locais, cinco integrantes de alto escalão do movimento estavam em um edifício atingido na capital. O governo do Catar confirmou o ataque israelense.