CONDENAÇÃO

Bolsonaro vai para a Papuda? Veja onde ex-presidente pode cumprir pena de 27 anos

Publicado em 11/09/2025 às 21:50
© Foto / Ton Molina / Supremo Tribunal Federal

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi condenado, nesta quinta-feira (11), por ministros da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) a 27 anos e 3 meses de prisão por cinco crimes relacionados a uma tentativa de golpe de estado.

Durante a discussão de dosimetria da pena, o ministro do STF Alexandre de Moraes destacou que a pena deverá ser cumprida em regime fechado. Apesar de já ter sido condenado, o ex-presidente, assim como os outros sete réus do núcleo central da trama golpista, só serão presos quando forem esgotadas todas as possibilidades de recurso.

Conforme publicado no blog da jornalista Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo, Moares, relator do caso, será o responsável por escolher onde Bolsonaro deverá cumprir a pena estabelecida pelo Supremo.

Complexo Penitenciário da Papuda

Presídio mais conhecido do Distrito Federal, o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é o destino provável do ex-presidente. No local, inclusive, já estaria sendo preparado um espaço para Bolsonaro cumprir a pena.

Segundo aliados, o ex-militar teme o relacionamento que pode ter com outros presidiários, além de eventualmente não contar com o devido acompanhamento médico. Bolsonaro também entende que o cumprimento da pena em um presídio comum seria humilhante.

Superintendência da Polícia Federal

Assim como Luiz Inácio Lula da Silva, preso entre 2018 e 2019, Bolsonaro pode ser levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília — diferente do petista, que cumpriu pena em Curitiba (PR).

Comando Militar do Planalto

Outra alternativa seria prendê-lo no Comando Militar do Planalto. A opção, no entanto, desagrada as lideranças militares, uma vez que a presença do ex-presidente pode atrair uma romaria de apoiadores e aliados políticos.

Prisão domiciliar

Aos 70 anos, o ex-presidente sofre com problemas de saúde, como crises de soluço que levam a vômitos, gastrite e infecções pulmonares. Por este motivo, Bolsonaro pode cumprir a sentença em casa, conforme a Lei nº 3.689, que prevê prisão domiciliar quando o condenado apresentar saúde debilitada por doença grave, for maior de 80 anos, mãe ou pai solo de criança de até 12 anos, gestante ou imprescindível para cuidado de menor de 6 anos ou com deficiência.


Por Sputinik Brasil