ORIENTE MÉDIO

Israel tenta redesenhar a região pela força, afirma emir do Catar no Conselho de Segurança da ONU

Por Sputinik Brasil Publicado em 11/09/2025 às 22:30
© AP Photo

O emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, declarou nesta quinta-feira (11), durante reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) convocada para discutir os ataques israelenses, que Israel está tentando remodelar o Oriente Médio pela força.

"Israel está tentando reorganizar a região pela força", afirmou o emir, destacando que os povos do Oriente Médio não aceitam esse tipo de comportamento.

Na mesma sessão, o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al Thani, afirmou que a localização da delegação de negociadores do Hamas em Doha não era segredo.

Segundo Al Thani, os membros da parte política do Hamas e suas famílias viviam em residências conhecidas, frequentemente visitadas por jornalistas e diplomatas.

"O local onde moravam os membros do bureau político do Hamas com suas famílias, onde a delegação estava durante as negociações, era de conhecimento de todos. Diplomatas e jornalistas iam lá para se encontrar com a delegação", pontuou o premiê, ressaltando o paradoxo da situação em que mediadores são atacados em seu próprio território durante negociações.

O ataque israelense em Doha que provocou a morte de negociadores do Hamas ocorreu na última terça (9). Em meio à forte reação internacional, o primeiro ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, reforçou o tom belicoso contra o Catar e ressaltou que se o país não agir contra a liderança do Hamas, Tel Aviv agirá.

"Ou vocês os expulsam ou os levam à justiça. Porque se não fizerem isso, nós o faremos", disse, ao comparar a determinação israelense em punir o Hamas com as ações norte-americanas pós-11 de setembro.

A ameaça ao Catar vem também em contrariedade às promessas feitas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ao emir do Catar.