Apoio à monarquia no Reino Unido cai ao menor nível desde 1983, aponta centro de pesquisa

A proporção de cidadãos britânicos que consideram importante manter a monarquia atingiu o menor nível já registrado desde mais de 40 anos, enquanto cresce o número dos que defendem a sua abolição, informou o Centro Nacional de Pesquisa Social do Reino Unido (NatCen, na sigla em inglês).
"Quando a questão foi feita pela primeira vez, em 1983, mais de quatro em cada cinco (86%) pessoas no Reino Unido disseram que era 'muito’ ou 'bastante importante' manter a monarquia. Em 2024, cerca da metade (51%) compartilha essa visão, o nível mais baixo de apoio registrado desde que o NatCen começou a acompanhar a opinião pública", disse a organização.
Ao mesmo tempo, a ideia de abolir a monarquia vem ganhando força: 15% dos britânicos apoiam essa proposta, contra apenas 3% em 1983, acrescentou o centro.
Ainda assim, 58% da população preferem manter a atual estrutura, destacou o relatório, observando que o apoio é mais forte entre pessoas mais velhas e de direita, enquanto os que defendem um chefe de Estado eleito tendem a ser mais jovens e identificados com partidos e movimentos de esquerda.
Apoio ao governo em queda no Reino Unido
No último mês, o Partido Trabalhista, atualmente no poder com o primeiro-ministro Keir Starmer, atingiu em agosto o menor índice de apoio entre a população britânica, revelou uma pesquisa do instituto YouGov divulgada pela Sky News.
De acordo com o levantamento, somente 20% dos eleitores estariam dispostos a votar na legenda. Já o partido populista de direita Reform UK, que vem ganhando popularidade, lidera a pesquisa com 28% das intenções de voto, seguido pelos Conservadores, com 17%, e pelos Liberal-Democratas, com 16%. Ao todo, 2.439 pessoas participaram do estudo, realizado entre 25 e 26 de agosto.