Geral

Praça Recife é revitalizada e se torna novo espaço de convivência no bairro do Poço

Obra devolve aos moradores um local de lazer, encontro e memória coletiva, valorizando a história da região

Publicado em 12/09/2025 às 09:31
Requalificação da Praça Recife reforça história do bairro do Poço. Itawi Albuquerque/Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió inaugurou, na última quinta-feira (11) , a Praça Recife, no bairro do Poço. O espaço se tornou um símbolo da transformação urbana e do resgate da convivência comunitária.

O projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa, Planejamento e Licenciamento Urbano e Ambiental (Iplam), em parceria com o Ministério Público do Estado de Alagoas (MP/AL), e executado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

A revitalização trouxe aos moradores um espaço de lazer, encontro e pertencimento.

“Vim morar aqui no bairro do Poço quando tinha 15 anos e já são 46 anos vivendo em frente à Praça Recife. Quando cheguei, a praça ainda não existia. Havia apenas alguns moradores mais antigos e poucas casas, quase ninguém. Com o passar do tempo, novas moradias foram sendo construídas e o bairro foi crescendo", destacou Roberto Melo, que acompanhou as transformações do local ao longo dos anos.

Roberto Melo comemora a revitalização da Praça Recife. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió
Roberto Melo comemora a revitalização da Praça Recife. Foto: Itawi Albuquerque/ Secom Maceió

Roberto completou: "Essa revitalização é muito importante, porque agora os moradores têm um espaço para conviver. Além disso, trouxe valorização para o Poço, que é um bairro tão antigo e cheio de história”.

Entre os destaques do projeto está o muralismo, pensado na temática da diversidade. A arte inclui elementos como crianças brincando, crianças estudando e a figura de uma menina com um megafone, representando a reivindicação de direitos.

"Esse mural, a gente pensou na temática da diversidade, incluindo alguns elementos, como as crianças brincando, as crianças estudando e a figura da menina com o megafone, reivindicando seus direitos, e o Ministério Público é esse local, onde as pessoas vão buscar os seus direitos", explicou o grafiteiro Lucas Rafael.

Para o secretário-presidente do Iplam, Antonio Carvalho, a praça traz a alma do Ministério Público, em defesa dos direitos das pessoas.

“A revitalização da Praça Recife valoriza a história do bairro do Poço e cria um espaço para lazer, encontro e convivência da comunidade. Cada detalhe da reforma foi pensado para devolver aos moradores um lugar de pertencimento e fortalecer a identidade do bairro, mostrando que cuidar do espaço público é cuidar das pessoas que nele vivem”, pontuou Carvalho.

Com a revitalização, a Praça Recife agora oferece via compartilhada, calçadas acessíveis, pavimentação, paisagismo com jardineiras decorativas e mobiliário urbano que convida ao descanso e à interação social.

A intervenção integra o projeto Adote uma Área Pública, da Prefeitura de Maceió, e o espaço foi oficialmente adotado pelo Ministério Público Estadual.