Descoberta de banco antigo na Vila dos Mistérios revela evidência de poder e vida cotidiana em Pompeia (FOTOS)

Arqueólogos recentemente descobriram um banco antigo no exterior da entrada monumental da Vila dos Mistérios, escreve o portal Arkeonews.
O portal sublinha que isso indica que as pessoas esperavam na entrada desta famosa residência de Pompeia, algo que já era uma cena comum há quase 2.000 anos.

Segundo a matéria, o banco era usado por clientes, trabalhadores e viajantes que buscavam favores ou trabalho do proprietário da vila, quando os patronos apoiavam seus clientes em troca de lealdade e apoio político.
"Às vezes, aqueles que esperavam do lado de fora não sabiam se seriam sequer recebidos naquele dia. As pessoas passavam o tempo riscando grafites nas paredes — fragmentos de nomes, datas ou comentários banais que sobreviveram até hoje", ressalta a publicação.
Além disso, as recentes investigações arqueológicas na frente noroeste da Villa dos Mistérios em Pompeia revelaram a sua entrada monumental, partes preservadas do edifício sob depósitos vulcânicos, pinturas murais, uma cisterna abobadada com um sistema avançado de água e camadas resultantes da erupção, que fornecem dados científicos valiosos.

Dessa forma, continua o portal, a descoberta também revelou vestígios de práticas agrícolas romanas, incluindo uma técnica especializada de arranjo do solo chamada "conchette".
Então, bancos de rua como o da Villa dos Mistérios simbolizavam o status de seus donos e eram comuns nas casas de Pompeia, refletindo o papel da vila como centro de poder político e econômico.

Antes um privilégio exclusivo da elite, a vila agora é um local popular visitado por milhões, especialmente durante os domingos, de entrada gratuita na Itália.
Assim, finaliza a publicação, as escavações em andamento buscam descobrir as áreas ocultas da vila, incluindo os aposentos dos servos, oferecendo novas perspectivas sobre a vida diária e a estrutura social da antiguidade.