Nepal convoca novas eleições após dezenas de mortes durantes protestos

O presidente do Nepal, Ramchandra Paudel, convocou neste sábado (13) novas eleições para 5 de março de 2026, uma das exigências dos manifestantes que derrubaram o governo nesta semana.
A onda de protestos no país deixou mais de 60 mortos e pelo menos 1,3 mil feridos, pelas estimativas do Ministério da Saúde nepalesa. Entre os mortos estão a esposa do ex-primeiro-ministro do Nepal Jhalanath Khanal, Rajyalaxmi Chitrakar, após sofrer queimaduras quando a sua casa foi incendiada por manifestantes.
Nesta sexta-feira (12) a ex-presidente da Suprema Corte do Nepal, Sushila Karki, assumiu o cargo de chefe do governo interino do Nepal, após a renúncia do ex-premiê K.P. Sharma Oli.
Banimento de redes sociais foi estopim para Início dos protestos
Em 4 de setembro, as autoridades nepalesas baniram as principais plataformas de redes sociais por não cumprirem o prazo de registro no Ministério das Comunicações. A proibição foi suspensa após protestos da população.
Os manifestantes incendiaram prédios governamentais, incluindo o parlamento e a Suprema Corte e casas de vários altos funcionários na capital, Katmandu, levando a polícia a disparar canhões de água, gás lacrimogêneo e munição real contra os manifestantes.
Nepal deixou de ser uma monarquia em 2008, após uma década de guerra civil e intensos protestos populares.