Países árabes pedem sanções e interrupção do fornecimento de armas a Israel

Países-membros da Organização para a Cooperação Islâmica (OIC) e da Liga dos Estados Árabes realizaram, nesta segunda (15) em Doha, uma reunião de emergência sobre os ataques israelenses no Catar na terça-feira (9). Entre as decisões formalizadas na declaração, estão pedidos de sanções contra Israel e a interrupção do fornecimento de armas ao país.
"Apelamos a todos os Estados para que tomem todas as medidas legais e eficazes possíveis para impedir que Israel continue suas ações contra o povo palestino: apoiar os esforços para acabar com sua impunidade, responsabilizá-los por violações e crimes, impor sanções contra eles e suspender o fornecimento de armas e munições a eles", diz a declaração.
O ataque de Israel ao Catar complica o processo de mediação para encerrar a guerra de Gaza, diz a declaração.
"Tal agressão contra um local neutro para mediação não apenas viola a soberania do Catar, mas também prejudica o processo internacional de mediação e pacificação", afirma o documento.
Mais tarde, o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, disse que a declaração em Doha encoraja os países a reconsiderarem suas relações diplomáticas com Israel.
Os países árabes e islâmicos esperam que os Estados Unidos pressionem Israel a rever sua política, disse o secretário-geral do Conselho de Cooperação do Golfo (CCG), Jasem Mohamed Al Budaiwi.