REDES SOCIAIS

Trump anuncia que TikTok passará ao controle dos EUA após acordo com a China

Por Sputinik Brasil Publicado em 15/09/2025 às 19:35
© AP Photo / Martin Meissner

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (15) que o país chegou a um acordo com a China sobre a rede social TikTok após a rodada de negociação entre Pequim e Washington em Madri, na Espanha, nos últimos dias.

Pelas redes sociais, Trump informou os seguidores sobre o acordo, mas não citou nominalmente o TikTok, embora representantes dos dois países já tenham afirmado que China e Estados Unidos chegaram a um entendimento sobre quem comandaria a plataforma em território norte-americano.

"Os encontros comerciais na Europa entre Estados Unidos e China foram muito positivos. Também chegamos a um acordo sobre uma certa empresa que os jovens do nosso país querem muito manter. Eles vão ficar muito felizes", afirmou Trump.

Li Chenggang, representante de comércio internacional da China no Ministério do Comércio e vice-ministro do Comércio, afirmou que as delegações mantiveram uma comunicação franca, aprofundada e construtiva, baseada no respeito mútuo e na consulta igualitária sobre questões econômicas e comerciais de interesse mútuo, incluindo o TikTok.

Segundo Chenggang, as duas partes reconhecem plenamente que uma relação econômica e comercial estável entre a China e os EUA é de grande importância para ambos os países e também tem um grande impacto na estabilidade e no desenvolvimento econômico global.

Ainda segundo o representante chinês, em relação à questão do TikTok, a China sempre se opôs à politização e instrumentalização da tecnologia, bem como de questões econômicas e comerciais, e jamais buscará chegar a qualquer acordo em detrimento dos princípios, interesses das empresas ou da justiça e equidade internacionais.

Em nota, Chenggang destacou que a China salvaguardará firmemente os interesses nacionais, os direitos e interesses legítimos das empresas chinesas e realizará a aprovação da exportação de tecnologia conforme as leis e regulamentos pertinentes, acrescentando que o governo chinês também respeita plenamente a vontade das companhias e as apoia na condução de negociações comerciais em pé de igualdade, de acordo com os princípios de mercado.

Os presidentes Donald Trump e Xi Jinping devem conversar na próxima sexta-feira (19), em um aguardado diálogo diante da ofensiva tarifária norte-americana contra importações de diversos países nos últimos meses.