Feira Afro Criativa chega à 5ª edição com foco no afroempreendedorismo e na cultura negra em Maceió

No próximo dia 20 de setembro, a Escola Técnica de Arte (ETA/UFAL) recebe a 5ª edição da Feira Afro Criativa, iniciativa que integra o Festival Afro Criativo. O evento reúne empreendedores negros, artistas e coletivos, consolidando-se como um dos principais espaços de visibilidade para a economia criativa afrocentrada em Alagoas.
Realizada pela Rede Cenafro em parceria com a Formmer Afro, a feira nasceu com o objetivo de valorizar o afroempreendedorismo e estimular a circulação de produtos, serviços e ideias que dialogam com identidade, inovação e ancestralidade.
Os expositores desta edição — Cultivo Ancestral Ok, Meu Cheiro Nativo, Candela Vvelas, Natividade Design em Papel e Crys Castro — são empreendedores negros que participaram da trilha formativa Formmer Black Labs. A Feira Afro Criativa, portanto, se estabelece como um espaço de abertura de mercado para esses negócios, funcionando também como um ambiente de fortalecimento simbólico, que reacende a ancestralidade com um viés de impacto social.
Além da comercialização de produtos, a programação cultural será marcada pelo show Negra Soul, de Arielly Oliveira & Banda, que leva ao palco a força da música preta contemporânea.
A iniciativa conta ainda com a parceria do Curso de Produção de Moda da ETA/UFAL e do Projeto Parceiro – II Feira Moda e Arte, sob coordenação da professora Pollyanna Isbelo Melo, docente do curso técnico em Produção em Moda.
O projeto tem apoio do Programa Nacional de Ações Afirmativas (PNAB), da Secretaria de Cultura de Alagoas (Secult/AL), do Ministério da Cultura e do Governo Federal – Brasil União e Reconstrução. A assessoria de imprensa é assinada por Keka Rabelo.
Segundo Jonathan Silva, representante da Rede Cenafro e da Formmer Afro, a Feira Afro Criativa se consolida como um espaço de trocas econômicas e simbólicas:
“Nosso objetivo é fortalecer o protagonismo dos afroempreendedores e criar condições para que suas produções tenham visibilidade e reconhecimento. A cada edição, reafirmamos que cultura e economia caminham juntas, especialmente quando articuladas a partir de uma perspectiva afrocentrada”, destacou.
A 5ª Feira Afro Criativa acontece no dia 20 de setembro, a partir das 17h, na Escola Técnica de Arte (ETA/UFAL), em Maceió. A entrada é gratuita.
Mais do que um evento cultural, a Feira Afro Criativa reafirma-se como um território de resistência e inovação, onde o afroempreendedorismo ganha visibilidade e se conecta a novas oportunidades. Ao mesmo tempo, resgata memórias ancestrais e projeta futuros possíveis, fortalecendo a economia criativa e o papel dos empreendedores negros na transformação social.