Dia Mundial de Limpeza das Praias: Alurb promove mutirão por toda a orla de Maceió
Atividades se estenderam de Riacho Doce até a Praia do Sobral e contou com o apoio de vários parceiros

O Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Mangues, aconteceu neste sábado (20) em Maceió e reuniu órgãos municipais e diversos parceiros para um mutirão de limpeza que se estendeu por toda a orla da capital, com atividades em quatro pontos: Riacho Doce, Ponta Verde, Jaraguá e Praia do Sobral.
A principal ação da Autarquia Municipal de Limpeza Urbana (Alurb), o projeto Praia Limpa, aconteceu em Jaraguá, próximo da Capelinha e do Centro Pesqueiro, e contou com a participação de alunos da UNINASSAU. No local e após um alongamento geral, garis, educadores e discentes fizeram o recolhimento de resíduos descartados de forma irregular com bags e todo o EPI necessário para tal tarefa.
"Nós estamos aqui em parceria com a prefeitura para a prevenção e tratamento de lesões. É uma ação de grande importância e as pessoas que participam vem com o objetivo de preservar o meio ambiente e ajudar na atividade. Para isso, é ótimo que relaxem, alonguem a musculatura e usem toda a sua força para contribuir aqui", disse Maria de Fátima, coordenadora do curso de fisioterapia da UNINASSAU.
Representantes das secretarias municipais de Turismo (Semtur), Esporte (Semesp) e Infraestrutura (Seminfra) também participaram da atividade, destacando a relação que a limpeza urbana possui com outras esferas da cidade. A Orizon, parceira da Prefeitura na administração do Aterro Sanitário da capital, também deu sua contribuição. Com testes rápidos para os participantes, um grupo das Farmácias Permanente ajudaram a identificar possíveis problemas e como tratá-los da melhor forma.
"Para nós é um privilégio fazer parte desse evento com a Prefeitura de Maceió. Agradecemos pelo convite de estarmos aqui nesse grande dia, fazendo a nossa parte para essa cidade maravilhosa. Para que essas pessoas possam coletar os resíduos sem perigos, nós fizemos a aferição de glicemia e outros testes para mostrar o nosso serviço para dar toda assistência farmacêutica aos participantes", contou a colaboradora da Permanente, Andreia Alves.
Além da limpeza na faixa de areia, o Ecoboat esteve atuando no mar fazendo o recolhimento de resíduos flutuantes em locais onde diversos pescadores navegam e que necessitam de uma atenção especial devido à vida marinha existente na área e o descarte de materiais que ocorre.
O diretor-presidente da Alurb, Moacir Teófilo, atuou na coleta e lembrou a importância de descartar corretamente. "Infelizmente ainda encontramos diversos resíduos que poderiam ser facilmente destinados ao local correto jogados nas praias. Isso não pode acontecer. Esperamos que nossas ações sirvam para conscientizar os cidadãos a respeito da responsabilidade que cada um tem", ressaltou.
Nas outras praias supracitadas, as ações de parceiros como o Coletivo Praia Limpa, o Instituto Biota e o Instituto Limpa Brasil, que aconteceram nas praias do Sobral, Riacho Doce e Ponta Verde, respectivamente, tiveram o apoio da Alurb, que disponibilizou agentes de limpeza e outros funcionários que garantiram o recolhimento do apurado em cada região.
"Fizemos questão de organizar um grande mutirão com diversos parceiros, além de apoiar outras organizações com mão de obra, com outras coisas. É uma data mega importante que precisa ser lembrada e servir de incentivo para que os cidadãos se mobilizem para cuidar do meio ambiente. Temos praias lindas e que precisam dessa atenção", concluiu a diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares.
Além das cinco cooperativas que atuam ao lado da Prefeitura na coleta seletiva, Cooplum, Coopvila, Coopmundaú, Cooprel Antares e Cooprel Benedito Bentes, o Lions Club, a Marinha, a Solar Coca-Cola, a Associação Comunitária dos Moradores e Amigos do Trapiche (ASSCOMAT), a Macelog Serviços Portuários, o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBMAL), Abadá-Capoeira e a JUAD - Base Maceió também contribuíram com as ações do Dia Mundial da Limpeza de Praias, Rios e Mangues.