Geral

Saúde promove ajustes no mapa de vinculação de gestantes às maternidades em Maceió

Mapa auxilia gestantes a encontrar maternidades na região mais próxima da residência, evitando peregrinações e superlotação

Publicado em 24/09/2025 às 13:06

Em mais uma iniciativa de aprimoramento da assistência obstétrica na rede pública de saúde, a Secretaria de Saúde de Maceió (SMS) promoveu ajustes no Mapa de Vinculação das Gestantes às Maternidades no município, para o atendimento das gestantes de risco habitual.

A vinculação da gestante é uma estratégia da SMS para garantir assistência de forma regionalizada, evitando a peregrinação da gestante e a superlotação dos serviços.

Definido em nota técnica, a partir da base de informações de saúde dos oito Distritos Sanitários, o mapa distribui as gestantes de acordo com a região onde residem e realizam o pré-natal, direcionando, ainda no início da gestação, para onde elas devem se dirigir no momento do parto.

A SMS destaca, porém, que para ter acesso à maternidade, é obrigatória a apresentação da Caderneta da Gestante, documento que acompanha a mulher durante a gravidez, parto e pós-parto.

Confira o novo mapa de vinculação das gestantes.