RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Indonésia considera a Rússia um parceiro estratégico com status especial, diz ministro à Sputnik

Por Sputinik Brasil Publicado em 02/10/2025 às 23:16
Reprodução

A Rússia é um parceiro estratégico com status especial para a Indonésia, afirmou nesta quinta-feira (2) o ministro do Comércio do país, Budi Santoso, em entrevista à Sputnik.

Segundo Santoso, as relações diplomáticas entre Indonésia e Rússia — que incluem cooperação comercial e econômica — vêm se desenvolvendo há 75 anos e continuam a se fortalecer de forma construtiva e positiva.

O ministro destacou ainda que as economias dos dois países são complementares: a Indonésia exporta produtos tropicais, como óleo de palma, café, especiarias e alimentos, que têm alta demanda na Rússia, enquanto Moscou é um fornecedor-chave de recursos energéticos, trigo e fertilizantes, garantindo a estabilidade alimentar e energética do país asiático.

Interferência ocidental na Indonésia

Um dos países mais influentes do Sudeste Asiático, a Indonésia viveu uma onda de instabilidade política que tem gerado preocupações entre analistas internacionais. O escritor e analista de política internacional Christian Lamesa apontou à Sputnik semelhanças com outras desestabilizações atribuídas ao globalismo financeiro ocidental.

"Não é por acaso que isso está acontecendo justamente agora, quando a Indonésia se aproxima do BRICS e da Organização de Cooperação de Xangai [OCX]", afirma Lamesa na época.

A adesão plena da Indonésia ao BRICS no início de 2025 marcou um passo decisivo na consolidação de um novo eixo de poder global. Com isso, o país se alinhou a uma coalizão que desafia diretamente a hegemonia ocidental, o que, segundo o analista, pode ter provocado reações de desconforto em Washington e Bruxelas.

"Esse cenário multipolar gera um nervosismo evidente no Ocidente, que vê sua influência global se esvair", observou.