GERAL

Principais notícias do mundo na tarde de hoje (8):

Por Por Sputinik Brasil Publicado em 08/10/2025 às 15:12

O cenário internacional segue marcado por tensões geopolíticas e declarações contundentes de governos e autoridades nesta terça-feira (8). Em meio a conflitos, crises diplomáticas e desafios de segurança global, quatro temas dominaram o noticiário mundial ao longo da tarde.

Nos Estados Unidos, veículos de imprensa relataram que o fornecimento de mísseis Tomahawk a aliados pode levar meses para ser concretizado, mesmo que a aprovação seja concedida pelo governo norte-americano. A informação ressalta os desafios logísticos e estratégicos enfrentados por Washington em meio ao aumento das tensões militares.

Na Rússia, um funcionário do governo respondeu às recentes críticas feitas por um ex-embaixador dos Estados Unidos, afirmando que o “nível de pânico do Estado Profundo está em 100”, em referência ao suposto desespero de setores da política norte-americana diante do atual cenário internacional.

O Brasil também se posicionou oficialmente nesta terça, ao condenar os episódios de violência no Equador e reafirmar seu apoio ao governo do presidente Daniel Noboa, em meio à escalada de confrontos entre forças de segurança e grupos criminosos no país vizinho.

Já Moscou voltou a criticar a OTAN e a União Europeia, acusando as organizações de se tornarem “cúmplices” da Ucrânia ao encobrir supostos ataques contra a usina nuclear de Zaporozhie, localizada em território ocupado pela Rússia desde 2022.

Os episódios refletem um quadro global cada vez mais polarizado, no qual disputas políticas, militares e diplomáticas moldam a dinâmica internacional e aumentam a pressão sobre governos e organismos multilaterais em busca de estabilidade e diálogo.