Netanyahu celebra avanço em acordo de paz em Gaza e Hamas confirma entendimento sobre primeira fase
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou nesta quarta-feira (8) que o entendimento alcançado sobre a primeira fase do plano de paz para Gaza representa “um grande dia para Israel”. A proposta foi apresentada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e marca um novo passo nas negociações para encerrar o conflito no enclave palestino.
“Um grande dia para Israel. Amanhã convocarei o governo para aprovar o documento e trazer todos os nossos queridos reféns de volta para casa”, escreveu Netanyahu em seu canal no Telegram. O líder israelense também agradeceu a Trump pelo compromisso em conduzir o que chamou de “missão sagrada de libertar nossos reféns”.
O movimento palestino Hamas também confirmou ter chegado a um entendimento sobre a primeira etapa do plano proposto. Em comunicado, o grupo destacou que tanto os Estados Unidos quanto os países mediadores devem garantir que Tel Aviv cumpra os termos acordados, incluindo a retirada das tropas israelenses das áreas definidas pelo acordo.