RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Vieira e Rubio dão sequência a conversa entre Lula e Trump

Secretário convidou chanceler para viajar aos EUA

Por Redação ANSA Publicado em 09/10/2025 às 19:43
Rubio telefonou para Vieira após conversa entre Lula e Trump ANSA/EPA

O secretário de Estado americano, Marco Rubio, entrou em contato com o chanceler Mauro Vieira para tratar da agenda bilateral entre Brasil e Estados Unidos, impulsionada após a recente conversa entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.

A informação foi anunciada nesta quinta-feira (9) pelo petista e confirmada posteriormente pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.

"Agora começa outro momento.

Ainda ontem [8], a pessoa que ele [Trump] indicou, o secretário de Estado Marco Rubio, ligou para o meu ministro Mauro Vieira. Talvez as conversas comecem a partir de agora, e vamos ver se a gente consegue se acertar", afirmou Lula em uma entrevista à Rádio Piatã, da Bahia, onde cumpre agenda oficial. 

A ligação ocorre após Lula e Trump concordarem em relançar a relação bilateral e realizar um encontro presencial, que poderá ocorrer ainda em outubro, na Malásia. Na conversa, os líderes também mencionaram a possibilidade de se reunirem nos Estados Unidos ou no Brasil.

"O Brasil não quer briga com os EUA, o Brasil quer paz e amor. Nós não temos contencioso com nenhum país do mundo. E com os Estados Unidos, temos uma aliança de 201 anos, é uma coisa muito forte. Queremos ter uma relação boa, civilizada e respeitosa, sem abrir mão do nosso conceito de democracia e da nossa soberania", continuou o presidente.

Questionado sobre sua conversa com Trump, Lula afirmou que o republicano ligou para ele "da forma mais gentil que um ser humano pode tratar o outro".

"Eu disse: 'Presidente, precisamos nos tratar sem liturgia. Você me chama de você, eu chamo você de você. Somos dois senhores de 80 anos, presidimos as duas maiores democracias do Ocidente e precisamos passar para o resto do mundo cordialidade, harmonia — e não discórdia e briga'", completou.

Sobre a conversa entre Vieira e Rubio, o Itamaraty destacou que, "após diálogo muito positivo sobre a agenda bilateral, ambos acordaram que suas equipes manterão reunião proximamente em Washington, em data a ser definida, para dar seguimento ao tratamento das questões econômico-comerciais entre os dois países, conforme definido pelos presidentes".

O governo Lula disse ainda que Rubio convidou Vieira "para que integre a delegação, de modo a permitir uma reunião presencial entre ambos, para tratar dos temas prioritários da relação entre o Brasil e os Estados Unidos".