FRANÇA

Macron é o 1º presidente fora do ranking dos 50 políticos franceses mais populares; entenda motivos

Por Sputinik Brasil Publicado em 14/10/2025 às 21:05
© AP Photo / Thomas Padilla

Em um marco histórico, o presidente francês Emmanuel Macron se tornou o primeiro chefe de Estado em mais de duas décadas a não figurar entre os 50 políticos mais populares do país, conforme pesquisa Ifop-Fiducial divulgada pelo Paris Match nesta terça-feira (14).

Atualmente, Macron ocupa a 51ª posição, atrás do ex-primeiro-ministro François Bayrou. Além disso, 78% dos franceses têm uma opinião negativa sobre seu governo, um aumento em relação aos 70% registrados no mês anterior.

A desconfiança generalizada e o descontentamento dos franceses em relação ao presidente francês já eram evidentes há algum tempo, mas esta é a primeira vez que o presidente em exercício não aparece no ranking dos 50 políticos mais populares entre os franceses, criado em 2003.

Seus antecessores, Nicolas Sarkozy e François Hollande, nunca ficaram abaixo da 43ª posição durante seus mandatos, acrescentou a publicação.

Além disso, Sarkozy, que recentemente foi condenado a cinco anos de prisão, apareceu na quarta posição entre os políticos mais populares da França, enquanto o recém-nomeado primeiro-ministro Sébastien Lecornu ficou em 13º lugar.

Fatores que impulsionaram a crise política

A situação política na França permanece volátil, com desafios significativos para Macron em termos de governabilidade e popularidade. A capacidade do governo de implementar reformas e restaurar a estabilidade política será crucial para determinar o rumo do país nos próximos anos.