'Grande parte de Gaza se tornou um deserto', alerta ONU

O secretário-geral da ONU para Assuntos Humanitários, Tom Fletcher, visitou a Cidade de Gaza para testemunhar a devastação do enclave palestino após dois anos de bombardeios israelenses.
"Estive aqui há sete ou oito meses. A maioria desses prédios ainda estava de pé. Mas agora é absolutamente assustador ver como grande parte da cidade se tornou um deserto", disse o alto funcionário à imprensa francesa.
Flethcer acrescentou que a Organização das Nações Unidas (ONU) tem um grande plano de 60 dias para aumentar o fornecimento de alimentos, distribuir um milhão de refeições por dia, começar a reconstruir o setor de saúde, montar tendas de inverno e devolver centenas de milhares de crianças à escola.
A ONU estima que quase 92% das casas no enclave palestino foram danificadas ou destruídas por ataques israelenses. Os cálculos do órgão sugerem a existência de 50 milhões de toneladas de escombros, sob os quais 11.000 pessoas estão desaparecidas.
De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), são necessários US$ 70 bilhões (cerca de R$ 378,3) para reconstruir todo o território.
Por Sputinik Brasil