Cultivando em terrenos desérticos, Livraria Novo Jardim leva curadoria independente e alagoana para 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Enquanto levar literatura às mãos de todos continua sendo um ato de insurgência, a Livraria Novo Jardim anuncia sua participação na 11ª Bienal do Livro de Alagoas de 31 de outubro à 9 de novembro, com curadoria que celebra a literatura independente.
A presença da livraria marca não apenas a consolidação de sua atuação no cenário literário alagoano, mas também o fortalecimento de um projeto que nasceu na periferia e hoje se afirma como ponto de cultura importante em Alagoas.
Criada pelos escritores Érika Santos e Richard Plácido, casal que transformou a própria casa em espaço de leitura, arte e convivência. A Novo Jardim é uma das mais importantes iniciativas literárias em Alagoas, um jardim que floresce apesar da aridez do ambiente.
Desde o início, no bairro do Eustáquio Gomes, a livraria construiu uma ponte entre a literatura e a comunidade, promovendo saraus, lançamentos de livros, shows e uma estante solidária de livros. Ler, nesse território, foi e continua sendo tomar fôlego para permanecer.
Hoje, localizada no Centro Cultural Arte Pajuçara, a Livraria Novo Jardim amplia seu alcance com uma curadoria plural que prioriza editoras independentes, autores e autoras contemporâneos comprometidos em tensionar linguagens e imaginários. Cada título escolhido reforça a intenção dos coordenadores: aproximar o leitor da diversidade de vozes que compõem a literatura brasileira, especialmente aquelas marginalizadas pelo mercado.
Na Bienal, essa curadoria ganha corpo em uma programação intensa de lançamentos, mesas e encontros com autores e autoras, reafirmando que as vozes literárias fora do eixo comercial devem estar em todos os espaços.
A presença da Novo Jardim no evento não é apenas institucional: é uma ocupação simbólica e coletiva; realizada com o apoio do Castelo da Lolla, Estúdio Obó, Eu Mermo Crio, IFAL, Kero Mais, Núcleo Zero e Toca do Calango.
Programação da Livraria Novo Jardim na 11ª Bienal do Livro de Alagoas
Sessões de autógrafos
31 de outubro, às 19h: Sessões de autógrafos com Pedro Firmino, Ingrid Beatriz e Alberto Lôbo Tenório.
02 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Lucas Litrento, Richard Plácido, Tatiana Magalhães e Beatriz Vilela.
03 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Érika Santos, Felipe Benício e Nilton Resende.
04 de novembro, às 18h: Sessão de autógrafos com Sérgio Prado Moura.
04 de novembro, às 19h: Sessões de autógrafos com Rodrigo Severiano, Yara
Pão, Beatriz Azevedo, Bruna Barbosa e Carlos Lopes.
Mesas
08 de novembro, às 19h: Mesa “Ler, escrever, editar: poesia em Alagoas”, com Érika Santos, Jaiane Beatriz, Jean Albuquerque e Milton Rosendo, e mediação de Elaine Rapôso.
09 de novembro, às 16h: Mesa “: A nova prosa alagoana: novidades e desafios”, com Carol Almeida, Lucas Litrento, Nilton Resende e Richard Plácido, e mediação de Letícia Romariz.
Estande da Livraria Novo Jardim
Durante todo o evento, de 31 de outubro à 9 de novembro, o público poderá visitar o estande da Novo Jardim, que conta com seleção especial de títulos de editoras independentes, autores alagoanos e obras da nova literatura brasileira.