ECONOMIA E FINANÇAS

Bancos promovem mutirão nacional para renegociação de dívidas a partir de sábado

Ação reúne mais de 160 instituições financeiras e oferece condições especiais para consumidores em meio ao aumento da inadimplência

Publicado em 31/10/2025 às 12:34
Reprodução / Agência Brasil

Mais de 160 instituições financeiras iniciam, neste sábado, 1º de novembro, um mutirão nacional para renegociação de dívidas, em resposta ao crescimento da inadimplência no país. A iniciativa reúne a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e os Procons.

Durante o mutirão, consumidores poderão renegociar débitos em atraso referentes a cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades. As instituições participantes vão oferecer condições especiais, como parcelamento facilitado, descontos e redução de juros.

A mobilização se estende até o final de novembro e tem como objetivo facilitar a regularização da situação financeira dos clientes.

"A mobilização nacional propicia ao consumidor planejar o quanto tem de dívidas em atraso e o quanto sobra de dinheiro para negociar com a instituição credora. Também traz conteúdo relevante de orientação financeira", destaca Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e Relações com o Consumidor da Febraban.